Sobre nós

Colégio São Paulo surge pela vontade de um professor em ensinar e dar oportunidade de uma educação de qualidade para todos

Ele estava parado na Rua Dr. Gurgel diante de um prédio em início de abandono em Presidente Prudente. Os olhos fixos em cada detalhe, paredes em ruínas, janela de vidros quebrados, pixações… A imaginação corria solta, vislumbrando corredores agitados por alunos barulhentos, salas de aula repletas de jovens ávidos pelo estudo. Na cabeça, um sonho de ter a escola própria, onde suas idéias seriam os motores de sua existência. O professor Ricardo José Machado, 39, mal sabia que daquele ponto estava surgindo uma grande empresa, ainda mais pela coincidência que estava para acontecer em poucos instantes. Ali parado, um senhor passa ao seu lado e diz – “Oh! Foi aqui que estudei e me formei, sou da turma de 58. Tenho saudade do meu velho Colégio São Paulo e de seu bom diretor, o Sr. Machado”.
A frase do homem e a coincidência de sobrenomes foram decisivos para o professor Ricardo. Alugou o prédio e começou a utilizá-lo para aulas de ensino médio noturno especialmente para seus alunos do SENAI que trabalhavam na Sabesp e não tinham possibilidades de estudar durante o dia. O começo foi difícil, com apenas 20 alunos.
O excelente grupo de professores, aliado ao ponto comercial bem localizado e ótima qualidade de ensino, logo tornou o Colégio São Paulo conhecido. Isso tudo aconteceu a partir do início de 2010 e no final a procura pelo mesmo era intensa também para o ensino fundamental, quando veio a autorização no ano seguinte para o funcionamento das turmas do 6º ao 9º e 1º ao 3º colegial para o período matutino.
A partir daí, o empenho, qualidade de ensino e ousadia entraram em cena pra valer e a expansão do Colégio e seu jeito de ser foi para a cidade de Presidente Epitácio, onde logo sua irmã percebeu que Epitácio poderia receber o projeto Colégio São Paulo para todos. “É tranqüilo, pois todos os nossos familiares são professores e a cidade estava carente por um Colégio onde a estrutura é o carinho e respeito por todos”. O sucesso foi garantido com a abertura de mais um Colégio São Paulo na Rua Curitiba, prédio também já utilizado para funcionamento de outros Colégios na cidade. Hoje funcionando a pleno vapor, com todas as turmas, do Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Médio (1º ao 3º ano) e Pré-vestibular. A instalação em Presidente Epitácio se deu em 2012, através de autorização da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, impressionando pela sua aceitação e crescimento rápido. No Colégio Epitaciano, o comando é da professora Renata Chuba Machado, irmã de Ricardo.

A chegada em Presidente Venceslau

Otimismo, obsessão pelo ensino e ousadia, são o que não faltam para Ricardo Machado. Experiente pelo currículo de ter trabalhado em grandes empresas como SENAI, SENAC e ter sido diretor de Faculdade e Colégio durante 20 anos e atualmente professor do IFSP – Presidente Epitácio, sabe como poucos sobre as necessidades da área de educação da cidade e região. Com a bagagem que adquiriu em Presidente Prudente e Presidente Epitácio, resolveu encarar a praça venceslauense, fundando em 2013 a unidade do Colégio São Paulo, a pedido da MSc Thays Cristina Ricci Silva, iniciando suas atividades em 2014. Diante do bom potencial econômico existente na comunidade, alugou o prédio da antiga Escola Adventista e foi à luta.
Com apenas um ano de existência, o Colégio São Paulo de Presidente Venceslau, dirigido por Thays, se tornou Colégio exemplo para outros e enfrenta um cotidiano pedagógico que vai do ensino maternal ao pré-vestibular. O sucesso ocorre devido ao trabalho com os alunos que em poucos dias no Colégio nota-se mudanças, não só no comportamento, como nos resultados sempre positivos. Os alunos se sentem bem, em um ambiente harmonioso que favorece o interesse pelos estudos.

Os objetivos

O Colégio São Paulo preza por qualidade absoluta. Adotou o sistema de ensino Positivo, um dos mais eficientes e elogiados do país. Tudo o que é feito na escola passa por critérios de avaliação da diretoria e corpo docente buscando o máximo de aprimoramento para ser empregado nas salas de aula. O saldo de tudo isso vem de maneira rápida. Os elogios dos pais, a satisfação dos alunos e a re-matrícula de 100% somados a procura constante de novas famílias querendo matricular seus filhos.
Não só Presidente Prudente, onde tudo começou e Presidente Epitácio onde a escola já está consolidada, só se fala em sucesso. Em Presidente Venceslau, a resposta rápida de todas as propostas, demonstra que o caminho que vem sendo percorrido é o correto. Ênfase no sistema de ensino, interatividade entre diretoria, professores, alunos e pais, rigidez na conduta pedagógica, qualificação dos profissionais da escola, o debate sobre ética junto aos alunos e o foco de preparar verdadeiros cidadãos para o futuro são os pilares da construção, aparência e futuro do Colégio São Paulo. Os obstáculos e dificuldades, necessários para o sucesso, são constantes, porém são superados com o trabalho, dedicação, empenho e carinho. Há uma satisfação que paira no ar nas três escolas. O olhar incisivo sobre o prédio antigo, o sonho, o homem da frase, as coincidências, mostram que nada foi em vão, e graças a Deus, tudo isso está relacionado a um dos princípios básicos da formação do homem, a educação. Ricardo viveu um momento de luz e com ele, Renata e Thays estão iluminando o caminho do futuro para muitos jovens.

O Colégio São Paulo recebe matrículas em todas as suas unidades. Na internet seu endereço é: www.colegiosaopaulo.com